top of page

A obrigatoriedade de treinamentos sobre assédio no ambiente do trabalho

O assédio no ambiente de trabalho é um problema recorrente e preocupante na sociedade atual, além de afetar a saúde física e mental dos trabalhadores, também prejudica o clima organizacional e a produtividade. Visando coibir essa prática, em 20 de dezembro de 2022, foi publicada a Portaria MTP nº 4.219, que complementa a Norma Regulamentadora nº 5, determinando a inclusão de treinamentos sobre assédio no ambiente de trabalho na lista de temas a serem abordados nas capacitações obrigatórias.


A atualização, que está em vigor desde 20 de março, estabelece que as empresas devem oferecer treinamentos específicos sobre assédio no ambiente de trabalho, com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre o tema, prevenir ocorrências e orientar sobre como denunciar casos de violação. Essas qualificações devem ser realizadas de forma periódica e com materiais atualizados, de acordo com a realidade e necessidades da empresa.


Além disso, a destaca-se a importância de incluir temas como respeito à diversidade, igualdade de gênero, relações de poder e hierarquia, entre outros, nestes treinamentos. Isso porque o assédio pode ter diferentes formas e motivações, e é necessário abordar questões culturais e comportamentais para prevenir situações de violência e constrangimento no ambiente de trabalho.


A não realização dos treinamentos obrigatórios pode acarretar multas e processos judiciais, além de prejudicar a imagem da empresa. Por isso, é fundamental a conformidade com a legislação vigente e o oferecimento de conteúdos adequados e atualizados sobre o tema por parte do empregador, investindo em ações de conscientização, tanto para prevenção quanto para a forma correta de lidar com situações de assédio, além de orientar sobre como denunciar casos de violação.


Os treinamentos são fundamentais para criar um ambiente de trabalho seguro e respeitoso para todos os colaboradores. Esta é a melhor maneira da empresa demonstrar sua preocupação com o bem-estar e a integridade de seus funcionários, o que também pode contribuir para a retenção de talentos e a valorização da marca.





Comments


bottom of page